A diversidade, no cenário social contemporâneo, é um valor essencial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. Em um mundo marcado por múltiplas identidades culturais, étnicas, religiosas, de gênero e capacidades, […]
A diversidade, no cenário social contemporâneo, é um valor essencial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.
Em um mundo marcado por múltiplas identidades culturais, étnicas, religiosas, de gênero e capacidades, reconhecer e respeitar as diferenças torna-se um exercício de cidadania e empatia importante para a vida social e também corporativa.
No ambiente escolar, essa valorização é ainda mais significativa, pois a escola é um espaço formador de consciências e atitudes.
Promover a diversidade nas escolas significa garantir que todos os estudantes se sintam acolhidos, representados e tenham oportunidades reais de aprendizagem, independentemente de suas origens ou características.
Ao conviverem com a diversidade, os alunos desenvolvem competências socioemocionais fundamentais para a vida em sociedade, como o respeito, a escuta ativa e a cooperação.
Além disso, a escola é um importante espaço social e de formação para os jovens. Investir na formação integral é contribuir para uma sociedade mais justa, harmoniosa e menos preconceituosa.
Foi nesse cenário que a gestão identificou uma oportunidade de envolver os próprios próprios alunos na construção de um manual orientador a toda a comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, pais, mães e responsáveis.
Para isso, a gestão da Etec solicitou a contribuição da professora Carmem Lúcia Cordeiro, especialista em comunicação e marketing e professora do curso de Design Gráfico, para orientação do projeto.
Este projeto é parte das comemorações do 20º aniversário da Etec Dra. Maria Augusta Saraiva. Para a professora Carmem Cordeiro, “mais do que uma homenagem à trajetória da nossa instituição, este projeto reflete o compromisso permanente com a valorização da diversidade, da inclusão e do respeito às múltiplas identidades que compõem nossa comunidade escolar”.
“Precisávamos de um material que condensasse nossa prática e que, ao mesmo tempo, ajudasse na formação de toda a comunidade escolar quanto aos temas contemplados pelo manual e que fosse fundamentado nas questões legais que regem essas temas, especialmente quanto à inclusão no currículo escolar” enfatiza o diretor, Renato Antônio de Souza, pedagogo e mestre em linguística aplicada e estudos da linguagem.
Participaram do projeto os alunos do curso Técnico em Design Gráfico oferecido por esta Etec: Biuá Vieira Nunes, Clara Vitória Von Lehmann, Clayton de Alencar Ferreira, Gabrielle Pereira Dias Lopes, Gean Jeferson Lopez Ticona, Inácio André da Costa Neto, Jackson da Silva Cirqueira.
O resultado desse trabalho agora é compartilhado com todos, como um convite à reflexão, ao compromisso coletivo e à construção de uma escola cada vez mais inclusiva, respeitosa e consciente de seu papel social.